UCRÂNIA CONTINUA OFENSIVA EM TERRITÓRIO RUSSO

Ucrânia terá atacado uma travessia de ferry na Crimeia ocupada enquanto as autoridades russas continuam a evacução da zona de Belgorod. Região ucraniana de Donetsk vê ataques russos intensificarem-se.

A Ucrânia atacou uma travessia de ferry na cidade de Kerch, na Crimeia ocupada pela Rússia, para além de um barco na região russa vizinha de Krasnodar, segundo informou um oficial ucraniano.

Serhii Bratchuk, porta-voz da Administração Militar do Oblast de Odessa, terá dito que os ataques ocorreram durante a noite de sexta-feira, sem dar qualquer informação sobre a extensão dos danos ou se o barco atingido era um alvo militar.

De acordo com os meios de comunicação social locais, foram ouvidas várias explosões na Crimeia durante a madrugada de sexta-feira, tendo sido registado um incêndio nas imediações da travessia de Kerch.

Foram também ouvidas explosões na cidade de Chernomorsk, perto de Odessa, por volta das 4h30 locais, enquanto a ponte de Kerch, que liga a Crimeia à Rússia, foi alegadamente encerrada ao trânsito das 2h às 7h.

Do outro lado da fronteira, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as forças russas destruíram cinco drones aéreos ucranianos e dois drones navais no Mar Negro.

A Ucrânia tem atacado frequentemente alvos na Crimeia ocupada pela Rússia desde que Moscovo lançou a sua invasão em grande escala no início de 2022, depois de ter invadido e anexado unilateralmente a Crimeia em 2014.

Os ataques à Crimeia ocorrem numa altura em que Kiev continua a sua incursão na Rússia, tendo recentemente afirmado que as suas forças tinham capturado a cidade russa de Sudzha, no maior ataque em solo russo desde a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *