O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, disse hoje que o ensino superior em Santo Antão, que está no segundo ano de funcionamento, está a trilhar o seu caminho, mas deve ser consolidado.
Este autarca, que falava na abertura do terceiro encontro nacional das escolas técnicas em Cabo Verde, que decorre na cidade do Porto Novo, avançou que o ensino superior em Santo Antão foi a realização de “um sonho de várias gerações” que está a fazer o seu percurso e que o Governo deve criar as condições com vista à sua consolidação.
“É preciso manter a aposta na consolidação. O ensino superior em Santo Antão está a funcionar em bom ritmo e acredito que vai ser consolidado”, notou o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo.
O edil porto-novense tem estado a incitar os estudantes no seu município a aproveitarem a oportunidade de frequentar o ensino superior na própria ilha, através do Instituto Superior das Ciências e Tecnologias Agrárias, que nesta fase inicial ministra os cursos de agronomia e zootecnia a cerca de 80 alunos.
Aníbal Fonseca disse ter informações de que, “nos próximos anos” a UTA vai alargar a oferta formativa em Santo Antão, com a abertura de novos cursos.
A autarquia atribui, anualmente, subsídios a uma média de 20 estudantes provenientes de famílias de fracos recursos que frequentam o ensino superior nas universidades nacionais.
Nos últimos oito anos, segundo dados fornecidos pela autarquia, são quase 200 alunos que receberam subsídios da Câmara Municipal do Porto Novo para frequentar o ensino superior em Cabo Verde.
Fonte: Inforpress// Ad: Redação Tiver