ÓBITO: COMBATENTE DA LIBERDADE LELA GUERRILHEIRO MORREU AOS 93 ANOS

O combatente da liberdade da pátria, Manuel de Jesus Gomes, que foi mais conhecido por Lela Guerrilheiro, morreu esta quarta-feira à noite, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, aos 93 anos de idade. Lela Guerrilheiro, padecia de doença prolongada, faleceu por volta das 20:00, mas os familiares avançaram com a informação hoje, através do filho Abílio Gomes, que adiantou que o funeral vai ser no domingo, com honras militares, no cemitério da cidade do Porto Novo.

Este combatente da liberdade é natural da Ribeira Grande de Santo Antão, mais concretamente da Ribeira da Torre, mas nos últimos quatro anos viveu na cidade do Porto Novo, avançou a mesma fonte.

Lela Guerrilheiro era major e integrou o núcleo que fundou as Forças Armadas de Cabo Verde, tendo sido, em 2014, homenageado pelo então Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Numa entrevista à Inforpress, em 2021, Lela Guerrilheiro disse que foi para a luta armada em 1968.

“No final de 1968, no dia 29 de Dezembro, já estava na frente de guerra, na Guiné-Bissau, e lá continuámos até ao dia 25 de Abril. Largamos tudo e fomos para a frente de luta, mas, antes disso, fomos à Argélia onde recebemos preparação militar. Depois fomos à Cuba com o mesmo propósito e, por fim, em 1968 passamos pela ex-União Soviética”, lembrou Lela Guerrilheiro.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *