O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, vai discursar no dia 5 de setembro na Cimeira do Fórum da Cooperação China-África (FOCAC), que decorre em Pequim, na China, de 4 a 6 de setembro, sob o tema “Dar as Mãos para Avançar na Modernização e Construir uma Comunidade China-África de Alto Nível com um Futuro Compartilhado”. A informação foi avançada pelo Governo numa nota a que tivemos acesso.
De acordo com o comunicado, o Governo de Cabo Verde atribui grande importância ao FOCAC como uma plataforma coletiva de diálogo, promoção da cooperação e construção de parcerias estratégicas.
A cimeira, ainda a mesma fonte, é uma oportunidade para Cabo Verde apresentar as suas oportunidades de negócios a investidores chineses.
As relações entre Cabo Verde e a República Popular da China têm uma longa história de cooperação e amizade que remonta a 1976, e este ano comemora-se o 48 aniversario do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
De realçar que a China destaca-se como um dos maiores parceiros de Cabo Verde, e a cooperação bilateral tem-se expandido e diversificado ao longo do tempo, abrangendo vários setores.
À margem do FOCAC, o Primeiro-Ministro tem, no dia 4, um encontro bilateral com o seu homólogo chinês. Já no dia 5, Ulisses C. e Silva vai discursar na referida cimeira, no painel sobre Paz e Segurança. No dia 6 de setembro, o Primeiro-Ministro tem agendado um encontro com a comunidade cabo- verdiana em Pequim.
O Primeiro-Ministro chefia uma Delegação composta pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, pela Ministra da Saúde, pelo Ministro da Administração Interna e pelo Ministro do Comércio, Indústria e Energia.
Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver