O Governo de Cabo Verde conta apresentar no máximo dois anos, o projeto para o pacote do terceiro compacto financeiro dos Estados Unidos da América, cujo montante ainda não é conhecido. Ainda, o executivo definiu duas áreas de trabalho, sendo a primeira a conectividade interilhas, internacional e intermodal e a segunda a conectividade digital.
Durante Workshop promovido pelo Conselho Coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Programa, no quadro do desenvolvimento do Compacto Regional de Cabo Verde, o Governo definiu duas áreas de trabalho, sendo a primeira a conectividade interilhas, internacional e intermodal e a segunda a conectividade digital
As áreas foram definidas na linha orientadora do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável — PEDS II e agora está-se a recolher todos os estudos que foram feitos neste domínio, referiu a mesma fonte.
Por seu lado, o vice-primeiro-ministro cabo-verdiano, Olavo Correia, sublinhou que o Governo decidiu alocar o terceiro compacto dos Estados Unidos da América a uma prioridade: em conectividade terrestre, aérea, marítima, digital e humana.
Em dezembro de 2023, o Millennium Challenge Corporation anunciou que o terceiro compacto dos Estados Unidos da América a Cabo Verde, no âmbito do programa de ajuda pública ao desenvolvimento, será para integração económica regional.
Na mesma altura, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse que o novo pacote vai ser de cinco anos, e manifestou o compromisso do país com o desenvolvimento.
Redação Tiver