1º CENTRAL HIDROELÉTRICA DE BOMBAGEM EM CV PRONTA EM 4 ANOS

A primeira central hidroeléctrica de bombagem em Cabo Verde, funcionando como reservatório de energia, deverá começar a funcionar até 2028. A central a instalar em Chã Gonçalves, no concelho da Ribeira Grande de Santiago, terá uma potência máxima de 20 megawatts e um reservatório próximo dos 330 mil metros cúbicos de água.

A central a instalar em Chã Gonçalves, no concelho da Ribeira Grande de Santiago, “terá uma potência máxima de 20 megawatts (MW) e um reservatório próximo dos 330 mil metros cúbicos de água”, avançou esta quinta-feira o director da Indústria, Comércio e Energia, Rito Évora, numa visita ao local de implantação do projecto, prevendo o início da produção até 2028.

A visita fez parte do programa da deslocação ao país da directora Adjunta das Parcerias Internacionais da União Europeia, Myriam Ferran, e do vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Ambroise Fayolle, representantes das entidades financiadoras do projecto, no âmbito da iniciativa Global Gateway.

Os acordos globais de financiamento foram assinados na quarta-feira, na Praia, com o Governo cabo-verdiano.

A central, em particular, será apoiada em cerca de 60 milhões de euros e será a “principal peça da estratégia do país para atingir a meta de pelo menos 54% de penetração de renováveis em 2030”, referiu Rito Évora.

Actualmente, a maior central eléctrica do país, no Palmarejo, Praia, funciona a combustível e tem uma capacidade de 71 MW.

No novo projecto, a bombagem de água vai permitir guardar energia renovável que de outra forma seria desperdiçada e garantir uma reserva adicional, sob a forma hídrica.

Com o financiamento definido, decorre a fase de selecção de empresas para a elaboração do projecto. A primeira central hidroeléctrica de bombagem em Cabo Verde faz parte de um conjunto de investimentos apoiados por Bruxelas em Cabo Verde.

Fonte: Expresso das ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *