Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa devem reunir-se em cimeira informal à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. A informação foi avançada por uma fonte da presidência.
De acordo com um documento a que a Lusa teve acesso, a presidência, rotativa, são-tomense já enviou os convites aos Presidentes dos Estados-membros da organização para participarem nesta reunião, a 23 de Setembro, à margem da semana do debate de alto nível nas Nações Unidas, que decorre na semana entre 23 e 28 de Setembro, tendo outras fontes diplomáticas adiantado que a questão da assunção da liderança da organização em 2025 pela Guiné-Bissau será um dos pontos em agenda.
Mas, segundo o embaixador de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, país que tem a presidência rotativa da organização até 2025, a data proposta de 23 de Setembro poderá não se verificar, porque o dia da cimeira informal “terá de ser ajustado de acordo com as agendas dos chefes de Estado”.
À margem da Assembleia Geral da ONU, habitualmente, realiza-se uma reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores da CPLP, mas, este ano, a Presidência são-tomense entendeu que seria importante existir uma cimeira informal de chefes de Estado e de Governo dos nove países, adiantaram outras fontes diplomáticas.
O objectivo, segundo as mesmas fontes, é haver uma decisão definitiva sobre o local da próxima cimeira, que será no país que assumirá a presidência da organização.
Fonte: Inforpress // ad. Redação Tiver