O Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Turismo e Transportes, organiza amanhã, 19, a 2ª edição da Conferência Internacional do Turismo Rural e de Natureza. Este ano, o evento decorre na ilha de São Nicolau, terra de “Chiquinho”, e procura destacar uma das ilhas que oferece condições singulares para a prática do Turismo de Natureza.
A conferência está marcada para o dia 19 de setembro, às 9 horas, coincidindo com a semana do Dia Mundial do Turismo, cujo lema deste ano é “Turismo e Paz”. Segundo a nota do Governo, esta será uma ocasião para refletir sobre o papel do Turismo para a nação cabo-verdiana e, particularmente, sobre o papel do Turismo de natureza no combate à pobreza e às assimetrias regionais.
O evento vai reunir diversos stakeholders nacionais e internacionais do Turismo de Natureza, promovendo a partilha de ideias, experiências e boas práticas, com a participação de membros do setor público, empresários, ONGs e acadêmicos.
O objetivo conforme a mesma fonte, é aprofundar o conhecimento, sensibilizar para a importância deste segmento turístico e reforçar o propósito de posicionar Cabo Verde como um destino global de turismo sustentável, inclusivo e diversificado.
Adicionalmente, pretende-se efetivar a certificação internacional de São Nicolau como destino de turismo de natureza, bem como de outras ilhas e regiões com potencial similar.
Estes são os fundamentos que orientaram a escolha de São Nicolau para sediar a 2ª edição da Conferência Internacional do Turismo de Natureza, um espaço de debate que visa trazer contributos para melhorar a oferta turística, avaliar instrumentos e produtos de financiamento e promoção de negócios na cadeia de valor do turismo, e analisar boas práticas internacionais.
Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver