O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, confirmado hoje, tem chuva moderada em todas as ilhas do país, que varia entre chuva fraca e chuva fraca, com grande concentração de nuvens. A mesma fonte avançou ainda que não existe previsão de “chuva extrema” em nenhuma região do país.
A situação, segundo o meteorologista Edmilson Silva, em declarações à Inforpress, indica que as ilhas de Sotavento (Santiago, Fogo) tiveram chuva mais acentuada, com vento fraco e bonançoso.
Já a situação nas ilhas orientais de Barlavento (São Vicente, Santo Antão, Sal, Boavista), informou, é esperada chuva mais desacentuada e com vento mais fresco.
Devido à chuva moderada, há poças de água em alguns bairros da capital dificultando a passagem de pessoas e veículos.
Na zona da Gamboa, há uma grande quantidade de água na estrada, dificultando o trajecto dos veículos assim como na estrada que dá acesso ao palácio do Governo, no bairro da Várzea.
Já na localidade de Safende a situação é mais precária, para além de poças de água, a estrada de terra batida está danificada, complicando assim a circulação de pessoas.
No mês de Junho a administradora executiva do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Denise Pina, tinha anunciado que no mês de Setembro as probabilidades apontam para chuvas normais com tendência para acima da normal.
Para este período, o valor da normal climatológica é de 244 mm, o que corresponde a 244 litros por metro quadrado de terreno.
Fonte: Inforpress / / Ad: Redação Tiver