O vice-primeiro-ministro anunciou que Cabo Verde vai receber 29 milhões de dólares do Banco Mundial para melhorar o sistema de saúde. Este montante vai servir, para investir no quadro do programa que o Ministério da Saúde tem estado a desenhar e desenvolver, que abrange as infra-estruturas, os meios de diagnóstico, a qualificação dos recursos humanos e o sistema de gestão neste sector.
Este anúncio foi feito por Olavo Correia, no acto de lançamento do Programa de Segurança Sanitária para a África Ocidental e Central.
O governante aproveitou a ocasião para agradecer o Banco Mundial pelo apoio que tem prestado a Cabo Verde e aos países da África Ocidental e Central, considerando que é “importante” para melhorar o sistema de saúde no continente.
A nível deste programa chamou a atenção de todos os governantes e dirigentes que têm que colocar como “prioridade”, nos seus actos, as pessoas, assinalando que isto significa colocar a saúde e a saúde pública no centro das atenções, preocupações e políticas públicas.
Por seu turno, a representante do Banco Mundial para Cabo Verde, Indira Campos, disse que é preciso garantir que mesmo em tempos de crises os serviços de saúde continuem a funcionar e atender as necessidades da população.
Com isso, renovou o compromisso do Banco Mundial com a saúde pública e com o bem estar da comunidade africana, considerando que juntos pode-se construir sistemas de saúde “mais fortes, resilientes e equitativo”.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver