A ilha da Boa Vista tem mais de 1.000 cidadãos inscritos nos cadernos eleitorais para as eleições autárquicas de 01 de Dezembro, de um total de 9.700. Os dados foram disponibilizados pela Comissão de Recenseamento Eleitoral.
Estes dados foram revelados pelo membro da Comissão de Recenseamento Eleitoral da Boa Vista, Manuel António Silva, dando conta que dos 9.700 eleitores, 8.700 são nacionais e cerca de 950 são estrangeiros.
Um dado que o responsável destacou foi o facto de anteriormente tinha sido registado um maior número de pessoas que faziam transferência, mas para essas eleições houve muitos recenseamentos pela primeira vez, sendo que só em 2024 foram recenseados por volta de 1.700 cidadãos.
Manuel António Silva adiantou ainda que as urnas e os biombos já estão no concelho, e que na sexta-feira, 04 de Outubro, alguns candidatos deram entrada dos pedidos de certidão que comprovam que estão recenseados para poderem ser eleitos. Segundo o calendário eleitoral, os cadernos de recenseamento vão estar expostos nas sedes da Comissão de Recenseamento Eleitoral de 07 a 12 de Outubro para efeitos de consulta e reclamações dos interessados.
Em caso de omissões ou inscrições indevidas no recenseamento, as reclamações podem ser feitas por escrito, perante a Comissão de Recenseamento Eleitoral, até ao quinquagésimo dia anterior à data das eleições, ou seja, até 12 de Outubro
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver