A secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, disse hoje que a situação laboral em São Vicente é muito preocupante principalmente devido ao absentismo e ao número de faltas injustificadas que precisam ser diminuídas no código laboral. O posicionamento da dirigente da UNTC-CS foi assumido em conferência de imprensa, no Mindelo, que serviu para reportar um encontro tido com o presidente da Câmara de Comércio do Barlavento, defendendo que o Governo deve clarificar no novo código a questão do emprego sazonal e discriminar a que áreas se destina.
O posicionamento da dirigente da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) foi hoje assumido em conferência de imprensa, no Mindelo, que serviu para reportar um encontro tido com o presidente da Câmara de Comércio do Barlavento (CCB). Uma reunião na qual discutiram aspectos relacionados com o novo código laboral e o ambiente de trabalho na ilha.
No caso concreto em São Vicente, o absentismo, retratou, tem sido muito elevado, o que preocupa o patronato, mas também os sindicatos.
Em contraponto, anunciou que as duas instituições não chegaram a consenso quanto a questão de despedimentos ilegais e a diminuição das indemnizações, algo que o patronato defende, mas os sindicatos são contra.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver