EXPOSIÇÃO DEDICADA AO SURREALISTA SALVADOR DALÍ PELA 1ª VEZ NA PRAIA 

A Fundação Universitária Iberoamericana, em colaboração com a Fundação Canaria para Ação Exterior do Governo das Canárias, apresenta na próxima quinta-feira, 14, na Cidade da Praia, pela primeira vez, a exposição «Ilustra Casanova» do artista espanhol Salvador Dalí. Segundo a organização, a exposição que faz parte de um esforço contínuo de várias instituições conta com o apoio da Embaixada de Espanha em Cabo Verde e da Universidade Europeia do Atlântico, em Santander, Espanha.

Segundo a organização, o evento, organizado pela Fundação Universitária Iberoamericana , em colaboração com a Fundação Canaria para Ação Exterior do Governo das Canárias, acontecerá às 17h00 horas, na sededa, situada na Avenida Andrade Corvo, 6 (entre o IILP e o Quartel Jaime Mota).

“Esta exposição faz parte de um esforço contínuo de ambas as instituições para promover a cultura espanhola em Cabo Verde, fomentando o intercâmbio cultural entre ambos países. Na sequência da exposição de Joan Miró, organizada o ano 2023, nesta ocasião estará em destaque a obra de Salvador Dalí, marcada pela sua genialidade e imaginação provocadora, oferecendo ao público cabo-verdiano a oportunidade única de contemplar o surrealismo que transformou o panorama da arte contemporânea”, lê-se num comunicado.

O evento de inauguração será presidido por Álvaro Durántez, Director de Relações Institucionais da Fundação Universitária Iberoamericana e Diretor da Cátedra FUNIBER de Estudos Ibero-americanos e da Iberofonía na Universidade Europeia do Atlântico; assim como por Sr. Jorge Cólogan, Delegado em Cabo Verde da Fundação Canária para Acção Exterior (FUCAEX) do Governo das Canárias.

«Ilustra Casanova», constitui uma das obras mais notáveis de Salvador Dalí que ilustra o surrealismo na sua forma mais pura, de acordo com a mesma fonte.

A obra está formada por um conjunto de 14 gravuras originais nas quais o artista surrealista espanhol representa alguns episódios de Memoires de Giacomo Casanova, poeta e escritor veneziano do século XVIII. Nestas peças, o artista manipula a realidade para criar um ambiente visual desconcertante, combinando elementos que desafiam a lógica e os limites da imaginação.

Fonte: FUNIBER // Ad: Redação Tiver 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *