PM ALERTA PARA RESPONSABILIDADE COLETIVA NO COMBATE A DENGUE

Em declaração ao País, nesta quarta-feira,13, sobre a situação da dengue, o Chefe do Governo, anunciou que Cabo Verde encontra-se na fase descendente da epidemia. Contudo alertou para a necessidade da responsabilidade coletiva na luta contra o mosquito transmissor.

Mediante a formulação do Serviço Nacional de Proteção Civil, realçou que o Programa de Acção de Prevenção e Combate à Dengue tem sido executado no domínio do saneamento, através de campanhas de limpeza, do controlo químico do mosquito, da pulverização e de acções de informação e sensibilização nas comunidades.

O Primeiro-Ministro ressaltou a importância da colaboração de todos, agradecendo aos profissionais de saúde, ao PNUD e ao Banco Mundial pelo apoio e expressou condolências aos familiares das vítimas da doença.

Segundo Ulisses Correia e Silva, manter as limpezas diárias dos bairros, localidades, encostas e vias públicas são essenciais para evitar a proliferação da epidemia no país.

Conforme destacou, o trabalho contínuo de prevenção, vigilância e controle de vectores relacionados com a transmissão por mosquitos é fundamental e necessário para a prevenção permanente e, sobretudo, enalteceu, neste contexto das alterações climáticas.

Cabo Verde registou, esta terça-feira, 277 casos suspeitos, 203 confirmados, dois hospitalizados, de acordo com os dados do boletim diário de dengue divulgado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o boletim, dos 203 casos de dengue, 92 foram registados na Praia, cinco em São Domingos, 18 em Santa Catarina de Santiago, um em São Salvador do Mundo, 20 em São Miguel, 33 em Santa Cruz, um em São Lourenço dos Órgãos.

Actualmente, o país contabiliza 21093 casos suspeitos, 14137 confirmados e cinco óbitos acumulados.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *