WORKSHOP SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA DIABETES NA CIDADE DA PRAIA

Comemora-se hoje, 14 de novembro, como o dia mundial da Diabetes, na qual foi realizado um workshop na cidade da Praia em prol deste dia. O evento visa não apenas informar, mas também sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce da diabetes, utilizando uma abordagem integrada global, experiencia pessoal para maior conscientização do grande problema de saúde pública, uma oportunidade para uma sociedade mais saudável, sã e sustentável.

De acordo com a Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, este dia serve para chamar a atenção sobre a questão da gestão da diabetes a nível mundial, contando com o depoimento de vários pacientes com diabetes. Acrescentou que é uma forma de alertar a sociedade cabo-verdiana sobre a problemática desta doença.

De acordo com o inquérito das doenças crónicas não transmissíveis, conforme a Diretora Nacional de Saúde, o registo é de 12 a 13 mil doentes por diabetes nas estruturas publicas de saúde a nível nacional, o leva a uma prevalência em torno dos 3% a nível nacional.

De realçar que Cabo Verde tem um aumento de casos de diabetes gradualmente de 2 a 3% anualmente. Sendo que a diabetes tipo 2 é a que tem mais prevalência entre os pacientes, Ângela Gomes fez algumas recomendações para driblar esta doença crónica.

Os dados apontam que diabetes, hipertensão e doenças crónicas não transmissíveis, são responsáveis por cerca de 60 a 70% das causas de doenças e de óbitos em Cabo Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *