O Ammodo Architecture Award 2024 anunciou, hoje, os primeiros vencedores da primeira edição, destacando o projecto International Seminar onOutros Bairros (ISOB). Os prémios foram destinados ao Ângelo Lopes, Jakob Kling, Nuno Flores e Rita Rainho (I2ADS – Universidade do Porto).
Segundo uma nota a que a Inforpress teve acesso, em Cabo Verde, o projecto “International Seminar on Outros Bairros” (ISOB) de Ângelo Lopes, Jakob Kling, Nuno Flores, e Rita Rainho (I2ADS – Universidade do Porto foi premiado na categoria Social Engagement do prémio Ammodo Architecture Award 2024.
Esta distinção permitirá aos arquitectos e investigadores realizar a programação do ISOB, entre janeiro de 2025 e julho de 2026, com um concurso de práticas artísticas em espaço público, quatro workshops, um seminário internacional e uma exposição, lê-se na nota.
Além disso, vai ser criado um arquivo digital com o registo de todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Iniciativa Outros Bairros (IOB), que foi realizada em três zonas auto-produzidas na ilha de São Vicente.
O prêmio, criado para apoiar a arquitetura social e ecologicamente responsável, distinguiu 23 projectos a nível global, premiando os seus autores com valores entre 10 mil euros e os 150 mil euros para apoiar e desenvolver a sua prática e novos projectos.
As iniciativas premiadas foram avaliadas em três categorias, a arquitectura social, o envolvimento social e a escala local.
Cada um dos projectos seleccionados visa reforçar o papel essencial e transformador da arquitectura na abordagem de desafios sociais e ambientais, conferindo visibilidade à comunidade global de arquitectura e a praticantes locais.
O novo projecto, apoiado pela Ammodo ArchitectureAward 2024, vai retomar e expandir, a partir de Cabo Verde, o debate sobre como actuar no território, considerando o actual processo planetário de urbanização.
Fonte: Inforpress//Ad:Redação Tiver