Cabo Verde dá um passo histórico na proteção de mulheres e meninas com a introdução da aplicação “The Sorority”. Esta plataforma digital, já presente em 17 países e disponível em 4 idiomas (português, inglês, francês e espanhol), vai ser apresentada à Polícia Nacional, hoje, às 15h, na Cidade da Praia.
Este evento insere-se nas ações da campanha global dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência Baseada no Género, um movimento internacional que decorre anualmente de 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Segundo a nota da ACLCVBG, “The Sorority” é uma ferramenta prática, segura e acessível para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade.
Desenvolvida para facilitar a comunicação, reforçar redes de solidariedade e aumentar a eficácia na resposta a emergências, esta aplicação oferece: Alertas SOS em tempo real, que permitem acionar contactos de confiança com apenas um clique; Mapeamento de serviços de apoio, como delegacias, hospitais e centros de acolhimento; Conexão com redes de solidariedade feminina, promovendo um apoio mútuo entre utilizadoras.
A aplicação já foi apresentada a instituições estratégicas como a Polícia Judiciária e o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), reforçando a sua integração no sistema nacional de proteção e resposta à violência baseada no género. Com a introdução desta ferramenta digital, Cabo Verde posiciona-se como um exemplo no uso de tecnologias inovadoras para proteger os direitos das mulheres e meninas.
Fonte: ACLCVBG // Ad: Redação Tiver