CV REFORÇA COMPROMISSO COM A IGUALDADE DE GÉNERO

Realizou-se hoje o III Fórum Geração Igualdade, promovido pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, com a apresentação de um estudo sobre homicídios com base na violência de género, que revela que Cabo Verde registou cerca de cinco mortes anuais. O evento destacou a urgência do combate à violência baseada no género e reforçou o compromisso do país com a igualdade de género como um valor central para o desenvolvimento social.

Durante o fórum, a presidente do ICIEG, Marisa Carvalho, sublinhou que os 16 dias de ativismo, marcados anualmente de 25 de novembro a 10 de dezembro, são mais do que uma campanha, representa um apelo coletivo pela justiça e dignidade. Embora este ano o Fórum tenha sido adiado devido às eleições, a presidente garantiu que a luta contra a violência baseada no género é contínua.

O estudo apresentado durante o evento revelou desafios na área da justiça, incluindo a morosidade dos processos e o desconhecimento dos procedimentos jurídicos por parte das vítimas. Foi também reforçada a necessidade de reativar redes de apoio e criar ações mais robustas de prevenção.

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, reforçou que Cabo Verde deve continuar a criar um ambiente propício para consolidar ações e garantir que a igualdade de género seja realidade, afirmando que o país “não quer ser exemplo, mas um território onde a dignidade de todos seja respeitada”.

O fórum terminou com um apelo conjunto para que a luta pela igualdade de género se torne um compromisso de todos, com ações concretas que promovam justiça, dignidade e respeito para mulheres, homens e crianças em Cabo Verde.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *