O ministro da Educação afirmou hoje que os resultados educativos têm evoluído positivamente com a realização de políticas educativas, capazes de fortalecer os factores de desenvolvimento do país. Amadeu Cruz falava sobre o crescimento do sistema de ensino no país, no acto de entrega de equipamentos e utensílios para as cantinas escolares oferecidos pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, que aconteceu no armazém da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar.
Segundo o ministro da Educação, neste que é o último ano de reforma curricular foi introduzido “melhorias significativas” em programas, alinhados com o perfil de saída do ensino secundário com o perfil de ingresso do ensino superior nos diversos países, caso de Portugal, Brasil, China, Alemanha em outros países.
Conforme Amadeu Cruz, está-se a trabalhar na implementação do Plano Nacional de Formação de Professores como “fator essencial” da qualificação do ensino em Cabo Verde, para que os padrões sejam equiparáveis aos padrões dos países mais desenvolvidos.
Quanto à entrega dos equipamentos e utensílios escolares, o ministro da Educação aproveitou para congratular a referida doação, enaltecendo a parceria do Luxemburgo nas acções sociais escolares.
Sublinhou de igual modo que é do interesse do ministério que as cantinas estejam a funcionar nas escolas do ensino básico e do ensino secundário e a contemplar mais de 130 mil alunos.
Neste sentido, frisou que os materiais entregues vão ser destinados a todas as escolas, principalmente os estabelecimentos de ensino nas zonas rurais e vai cobrir também as residências estudantis.
Lembrou que há também um programa financiado pelo governo do Luxemburgo destinado a remodelação e construção de casas de banho e cozinhas nas escolas.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver