CV INTENSIFICA ESFORÇOS NO COMBATE AO CANCRO COM FOCO NA PREVENÇÃO

A coordenadora de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas, Carla Barbosa, destacou, hoje, na cidade da Praia, que o país tem intensificado esforços no combate ao cancro, com foco na sua prevenção. A observação foi feita  no âmbito da celebração do Dia Mundial do Cancro, assinalado a 04 de Fevereiro.

Segundo Carla Barbosa, Cabo Verde tem dado “passos significativos” na prevenção, rastreio e apoio aos pacientes, mas enfrenta ainda desafios relacionados com a sustentabilidade dos programas e a mudança de comportamentos da população.

A coordenadora disse que Cabo Verde tem registado “progressos importantes”, como a implementação do registo oncológico de base populacional, uma “ferramenta essencial” para acompanhar o número de novos casos de cancro e a tendência da doença no país, e com a introdução da vacina contra o HPV no programa alargado de vacinação, que visa combater o cancro do colo do útero.

Além disso, segundo a mesma fonte, o Governo tem apostado na capacitação dos profissionais de saúde.

A mesma fonte adiantou ainda que têm garantido cuidados integrais aos pacientes, desde o diagnóstico até ao tratamento curativo e aos cuidados paliativos, e que a promoção da literacia em saúde e o incentivo à deteção precoce de cancros têm sido prioridades.

Apesar dos avanços, ainda existem “desafios significativos” e Carla Barbosa destacou a limitação de recursos humanos e financeiros para garantir a continuidade e expansão dos programas.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *