O Presidente da República está, neste momento, na Ilha de Santo Antão para a sua primeira “Presidência na Ilha” deste ano e na Ilha das Montanhas. Com uma intensa agenda de contatos de proximidade com o poder local e a sociedade nos três municípios, José Maria Neves pretende fazer uma avaliação da situação, ouvir as pessoas, as principais reivindicações e apoiar também e fomentar reflexões sobre o futuro de Santo Antão e Cabo Verde, em geral.
De acordo com o mais alto magistrado da nação, vai estar em Santo Antão durante uma semana, mas o objetivo é cobrir todas as ilhas do arquipélago e algumas comunidades cabo-verdianas na diáspora.
Com uma intensa agenda de contatos de proximidade com o poder local e a sociedade nos três municípios, José Maria Neves pretende fazer uma avaliação da situação, ouvir as pessoas, as principais reivindicações e apoiar também e fomentar reflexões sobre o futuro de Santo Antão e Cabo Verde, em geral.
O chefe de estado cabo-verdiano destacou também, a necessidade de uma “nova visão” do poder local, com mais poderes e recursos às ilhas e municípios para fazer face à difícil conjuntura internacional de momento e acelerar o passo no desenvolvimento local e nacional, apelando à materialização dos consensos necessários entre os partidos sobre diplomas como os Estatutos dos municípios e a Lei das Finanças Locais.
Ainda na entrevista, José Maria Neves manifestou com algum atraso em relação à constituição da Comissão de Honra para as comemorações dos 50 anos de Independência Nacional. Contudo, estaca como um passo importante a aprovação da lei que cria a supracitada comissão como “um passo importante” para garantir a adesão da administração, sobretudo do Estado-Governo às celebrações.
Fonte: PR // Ad: Redação Tiver