Os participantes do primeiro encontro nacional da conservação da flora em Cabo Verde debatem hoje as colaborações futuras como a institucionalização do encontro nacional sobre a flora na Rede TAOLA +. Nos dois últimos dias os participantes do encontro realizaram visitas de campo para exploração dos ecossistemas locais na ilha do Fogo, acompanhado do botânico Isildo Gomes.
Hoje, para concluir a primeira parte do encontro, que é realizado na ilha do Fogo, vão debater ainda a definição de estratégias para mobilização conjunta ou individual de financiamentos entre as ONG, para projectos da conservação da flora.
Em debate vai estar, igualmente a criação de um protocolo de cooperação entre as ONG e instituições governamentais para conservação da flora e mapeamento das principais ameaças à flora por ilha.
A visita de campo para exploração dos ecossistemas da ilha incluiu passeios ecológicos às áreas de reflorestação de Montado Nacional, Parque Natural do Fogo e Bordeira, exterior e interior, centro de interpretação da Reserva Mundial da Biosfera da ilha do Fogo, aos jardins botânicos de plantas endémicas e pintura de morais, no primeiro dia.
No segundo dia, a visita de campo incluiu passeio ecológico no percurso Monte Velha (Casa Presidente)/Mosteiros, visita à escola Laranjo e a IPA (Important Plane Area) de Fajãzinha.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver