O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, enalteceu hoje, na cidade da Praia, a importância das finanças públicas na reputação externa do país e na confiança junto dos parceiros internacionais de desenvolvimento.
A observação foi feita na abertura da conferência “Supervisão da Política Orçamental: Experiências Portuguesa e Cabo-verdiana”, organizada pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP) de Cabo Verde.
Por isso, ressaltou a importância da criação do Conselho das Finanças Públicas pela sua pertinência para a boa governação, na transparência, nas relações com as instituições e com os cidadãos através das suas contribuições fiscais.
Para o chefe do Governo, por ser um país vulnerável, Cabo Verde tem que encontrar na estabilidade, boa governança, transparência e baixo nível de corrupção o seu espaço de afirmação.
Por sua vez, o presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) de Cabo Verde, Osvaldo Borges, realçou a importância da disciplina orçamental para a estabilidade económica e das políticas fiscais para reforçar a confiança dos mercados.
Neste sentido, considerou que a existência de instituições de supervisão financeira fortes e independentes contribuem para a melhoria da credibilidade das políticas económicas e para um maior escrutínio das decisões fiscais.
A presidente do Conselho das Finança Públicas de Portugal, Nazaré Cabral, disse por seu lado, que a realização da conferência vai cimentar as relações entre as duas entidades afins e, acima de tudo, permitir a partilha de conhecimentos sobre a realidade económica, financeira e orçamental dos dois países.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver