O ministro do Mar reafirmou a intenção do Governo em avançar, já a partir deste ano, com as obras de construção dos cais de pesca em Monte Trigo e Tarrafal, no município do Porto Novo. Ainda para essas duas localidades, chegará, “dentro de dias”, uma viatura com equipamentos de frio para o transporte do pescado.
Jorge Santos, que falava na entrega de uma embarcação de pesca artesanal à Associação dos Pescadores do Porto Novo, avançou que o processo com vista à construção das duas infra-estruturas, financiadas pelo Banco Mundial, já está em curso, com a elaboração dos projectos e com a parte concursal.
Para o governante, que terminou uma visita de trabalho a Santo Antão realizada no âmbito das actividades comemorativas do Dia do Pescador, são duas obras para arrancar ainda em 2025 para atender à reivindicação dos pescadores das duas comunidades piscatórias.
Ainda para Tarrafal e Monte Trigo, chegará, “dentro de dias”, uma viatura com equipamentos de frio para o transporte do pescado, avançou Jorge Santos.
O director nacional das Pescas, Carlos Monteiro, que acompanhou o ministro do Mar na visita a Santo Antão, explicou que a entrega da embarcação à Associação dos Pescadores do Porto Novo insere-se num projecto financiado no âmbito da cooperação japonesa, que inclui a motorização dos botes e melhoria da comercialização do pescado.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver