CAN’2026:  SELECIONADORA NACIONAL DESTACA CONFIANÇA NO SEIO DA SELEÇÃO

A selecionadora cabo-verdiana de futebol destacou hoje o “entusiasmo e confiança” reinante no seio das jogadoras, que se encontram desde domingo, 16, no Senegal, a preparar o duplo compromisso com   a Guiné-Conacri, com vista ao apuramento para o CAN’2026.

O primeiro jogo está marcado para sexta-feira,21, e cinco dias depois Cabo Verde faz a recepção às guineenses no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, na cidade da Praia.

Em declarações à página da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Silvéria Nédio destacou o companheirismo reinante no seio das jogadoras e informou que a seleção, que está em Thiés, está a fazer um treino por dia, para não sobrecarregar as jogadoras.

“A competição entre elas está muita alta e espero que os treinos continuem com este ritmo e que no dia dos jogos consigamos alcançar os nossos objectivos”, apontou a selecionadora, após o   primeiro treino.

Silvéria Nédio ressaltou ainda o facto de entre as    convocadas estarem 14 futebolistas que jogam na diáspora e apelou os cabo-verdianos residentes no Senegal a comparecem no estádio para apoiarem a seleção de Cabo Verde e o futebol feminino nacional.

De acordo com o regulamento, a seleção vencedora desta eliminatória vai à segunda fase disputar o acesso ao CAN’2026, com o vencedor do Gabão-Mali.

De acordo com informações avançadas pela Federação Cabo-verdiana de Futebol, um total de 38 seleções femininas africanas irá competir para as 12 vagas disponíveis para a fase final, que será no Marrocos.

As actuais campeãs, África do Sul, estão entre as seis nações isentas da primeira rodada devido à sua alta classificação entre as principais seleções africanas no ‘ranking’ da FIFA. Juntando-se a elas com isenções estão Zâmbia, Gana, Costa do Marfim, Nigéria e Camarões.

As eliminatórias serão realizadas em duas mãos, sendo que os jogos da primeira eliminatória estão programados para 17 a 26 de Fevereiro de 2025, enquanto a segunda eliminatória ocorrerá entre 20 e 28 de Outubro de 2025.

Lista das 24 convocadas:

Guarda-redes: Jacinta Rodrigues e Jéssica de Pina (Seven Stars, Cabo Verde) e Kátia Duarte (A D Pastéis, Portugal).

Defesas: Romina do Rosário (Ouriense, Portugal), Leonora do Santos (Seven Stars, Cabo Verde), Varsénia da Luz (Seven Stars, Cabo Verde), Leidina Semedo (Ouriense, Portugal) e Leonilde Rodrigues (Famalicão, Portugal).

Médios: Alcione Gomes (Mindelense, Cabo Verde), Jolina Amani (Eastern Flames FC, Arábia Saudita), Maísa Cardoso (Real Sport Clube, Portugal), Kleydiana Jussara Borges (Famalicão, Portugal), Eleia Vieira (Real Sport Club, Portugal), Natasha Whanon (Clube Futebol Benfica, Portugal), Edna Suzete Monteiro (Seven Stars, Cabo Verde) e Carolyn Tomar, Llana, Cabo Verde).

Atacantes: Dara Centeio “Kamoca” (Estrela da Amadora, Portugal), Ivânia Moreira (Vá), Rio Ave (Portugal), Cleise Pinto (Vila Nova FC, Portugal), Raissa Tavares (Black Panthers, Cabo Verde), Irlanda Lopes (Vitória SC, Portugal), Melany Fortes (SC Braga, Portugal), Eveline Varela (Besiktas, Turquia) e Adriana Semedo (FC Porto, Portugal).

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *