PLANO DE COOPERAÇÃO ENTRE CV E ONU ESTIMADO EM 20 MILHÕES DE DÓLARES

O Plano Conjunto para o ano 2025 entre Cabo Verde e as Nações Unidas prevê um orçamento de 20 milhões de dólares. A informação foi avançada esta segunda-feira, pela coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza.

O documento foi rubricado pela coordenadora residente das Nações Unidas em Cabo Verde e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryam Vieira, durante a primeira reunião do comité de pilotagem das nações unidas em Cabo Verde de 2025

Ao iniciar a sua intervenção, Patrícia Portela fez um balanço do plano implementado em 2024, apontando que foram alcançados “ganhos visíveis” nas áreas priorizadas, nomeadamente, a erradicação da pobreza através do apoio à expansão do Cadastro Social Único.

O marco importante em 2024, salientou, foi a inclusão de Cabo Verde no acelerador de trabalho e protecção social, com uma série de acções que foram feitas pelas agências, fundos e programas para avançar com a meta de erradicar a pobreza extrema no horizonte de 2026.

A coordenadora residente informou que em 2024, 81% da população cabo-verdiana teve acesso aos serviços primários de saúde, indicando que a meta, de acordo com o quadro de cooperação, é atingir 91% até 2027.

Adiantou, que este ano vão ser priorizadas seis áreas essenciais para acelerar os ODS, incluindo a transformação digital, transição energética, inclusão social e sustentabilidade ambiental, visando o fortalecimento das acções integradas de grande alcance, com base na expertise e do mandato das agências do Sistema das Nações Unidas.

Por seu turno, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryam Vieira, destacou o engajamento de todos parceiros envolvidos na execução do Plano Conjunto de 2024, tendo realçado a importante parceria entre Cabo Verde e as Nações Unidas que este ano celebra 50 anos.

Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *