O Instituto Nacional de Estatística, e o Ministério da Saúde e da Segurança Social apresentaram ontem, na Boa Vista, o projeto do quarto Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva que, pela primeira vez, contempla a saúde mental. A socialização deste projecto, está a acontecer por todo o país e tem como objectivo a divulgação entre as instituições governamentais e locais.
O inquérito, que inicia em Junho e se estende até Agosto, abrange 8.940 agregados familiares em todo o país, tem como objectivo principal colectar dados actualizados sobre a situação sociodemográfica e de saúde dos cabo-verdianos, com foco especial em crianças e mulheres, e vai contemplar um modulo de saúde mental, pela primeira vez, informou a Coordenadora Nacional do projecto do Ministério da Saúde, Maria Lurdes Lopes.
Segundo a mesma fonte, além de obter informações referentes à existência, ou não, de instituições públicas ou privadas nas localidades que tratam das questões da saúde mental, analisar a problemática nas escolas, na relação familiar, o impacto do uso da tecnologia na população e o Ministério de Saúde tirar as informações necessárias para melhorias e políticas direccionadas para essa área de concreto.
O inquérito também inclui a colecta de amostras de sangue para testes de anemia em crianças, mulheres e homens, e testes HIV/SIDA em mulheres e homens, sendo que o INE e o MSSS garantem o anonimato e a confidencialidade dos dados colectados.
O inquérito é financiado por um empréstimo do Banco Mundial 71%, e pelo Governo de Cabo Verde 29%, totalizando mais de 215 mil contos.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver