Das 4 empresas internacionais na lista para privatização da Cabo Verde Handling, só será conhecida o vencedor, daqui 3/4 meses. A informação foi avançada em conferencia de imprensa pelo Coordenador do Sector Empresarial do Estado UASE, Sandeney Fernandes.
A 2.ª fase do concurso limitado, com publicidade internacional, para a seleção de um parceiro estratégico para a aquisição de até 51% do capital social da CV Handling. O Convite feito pelo estado de cabo verde a 5 empresas internacionais apenas o ANOC da Algeria ficou de fora por não preencher requisitos exigidos como por exemplo capacidade financeira e experiência aeronáutica pelo estado de Cabo Verde. 1 de abril foi data final onde o concelho de ministro aprovou o relatório da 2ª fase da privatização da CV Handling e processo é faseado. A Vencedora do concurso só será conhecida nos próximos 3 a 4 meses.
30 Dias é data limite para a entrega dos relatórios por parte das 4 empresas aéreas alem fronteiras. ASA já e acionista da CV Handling com os seus 36 % das ações. Já os restantes 10% que serão divididos aos trabalhadores e emigrantes, e o processo está em andamento
Já esta em curso o processo da criação da zona especial económica aérea na ilha do Sal que prevê com a meta de angariar 3 milhões de contos ou mais até 2030. Para além do interesse patrimonial do estado em averbar financeiramente também os interesses publico tem a sua cota parte.
O Processo da privatização arrancou em 20 de fevereiro de 2024. 27 de setembro o governo endereçou os convites as 6 empresas internacionais. 11 de outubro depois de passar pelo concelho de ministro apenas 4 empresas foram selecionadas. 28 de outubro era foi o prazo estipulado para a entrega das candidaturas.
Redação Tiver