A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, em parceria com o Governo, apresentou esta terça-feira uma associação que vai apoiar estudantes com deficiência no ensino superior e profissional. O objetivo é promover a inclusão e a igualdade de oportunidades.
De acordo com a presidente da Associação Nacional de Apoio a Pessoas com Deficiência no Ensino Superior e Profissional Marilice Barros, o nosso principal objetivo é promover a inclusão e a acessibilidade para pessoas com deficiência.
A associação quer trabalhar com instituições nacionais e internacionais para garantir melhor apoio, incluindo formação para professores e adaptação de salas de aula.
Segundo referiu a mesma fonte, há pessoas que nem chegam a entrar no ensino superior por causa das dificuldades. Muitas optam por formações profissionais, que são mais curtas, mas mesmo assim têm dificuldades em entrar no mercado de trabalho.
A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, que presidiu a apresentação, disse que esta iniciativa vem complementar o trabalho do Governo na área da inclusão.
Lídia Lima apontou progressos nas áreas da saúde, educação e proteção social, mas reconheceu que ainda há obstáculos, sobretudo no acesso e permanência de alunos com deficiência no sistema educativo.
Essa estratégia inclui o alargamento do sistema de proteção social, a expansão dos centros de cuidados e reabilitação, e a criação de mecanismos para detetar precocemente casos de deficiência em crianças.