O Hospital Baptista de Sousa (HBS), no Mindelo, acolhe uma missão médica de “grande porte” da Associação Cabo-Verdean American Medical Society (CVAMS) ,efectuou até hoje, mais de uma centena de cirurgias em diversas especialidades. Conforme informações do estabelecimento hospitalar, a missão é constituída por nove médicos e quatro enfermeiros, englobando seis especialidades médicas.
Estão programadas, segundo a mesma fonte, 108 intervenções cirúrgicas, 34 pediátricas, 16 em cirurgias geral, (laparoscopia ou cirurgia minimamente invasiva), 46 em oftalmologia e 12 em Ortopedia.
Por outro lado, o grupo fará a discussão de casos de malformação congénita, acções de formação em microscopia digital para a capacitação de técnicos locais e partilha de experiências.
Para além disso, segundo a mesma fonte, está-se a preparar a instalação de um laboratório de patologia digital, com três microscópios digitais, com ligação online, para permitir a colaboração entre patologistas dos EUA e cabo-verdianos.
Do programa consta ainda a realização de uma formação em suporte avançado de vida, destinada aos enfermeiros dos Bancos de Urgência e de Cuidados Intensivos, orientada para o trabalho de equipa e para a primeira abordagem médica na assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória.
Questionado sobre a taxa de sucesso das intervenções feitas nas diferentes missões, Júlio Teixeira considerou que o mais importante é o intercâmbio estabelecido, tanto científico, como cultural, que permite discutir os casos e trocar ideias.
A CVAMS está em Cabo Verde por duas semanas, com equipas em oito das nove ilhas habitadas e, particularmente, com acções de cirurgias em São Vicente, Sal, Fogo, São Nicolau e Santiago.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver