O Hospital Regional São Francisco de Assis recebeu no dia 05 de abril e durante uma semana, uma missão médica cabo-verdiana-americana que realizou cerca de duas dezenas de grandes cirurgias, pequenas intervenções e consultas de clínica geral. Segundo o diretor clínico do hospital, as intervenções foram um sucesso e permitiram aliviar a carga emocional dos pacientes e da própria unidade hospitalar.
A missão de “Cabo verdean american medical society”, segundo o director clínico do Hospital Regional São Francisco de Assis, Dionísio Semedo, vinha sendo preparada há algum tempo em articulação com a direcção do hospital e o Dr. Júlio Teixeira e sua equipa e teve um impacto “altamente positivo” para os pacientes e para os serviços hospitalares da ilha.
As intervenções foram um sucesso e permitiram aliviar a carga emocional dos pacientes e da própria unidade hospitalar, que enfrentava uma lista de espera crescente.
Com a chegada recente de um novo cirurgião residente para substituir o anterior, os casos menos complexos continuam a ser resolvidos localmente, o que também contribui para a diminuição progressiva da lista de espera, disse Dionísio Semedo.
Além das cirurgias, a missão médica também ofereceu consultas de clínica geral e deixou materiais médicos para o bloco operatório.
Uma caixa adicional com equipamentos, enviada antecipadamente, por dificuldade na comunicação, encontra-se na Cidade da Praia e deverá chegar à ilha nos próximos dias, após resolução de questões logísticas.
A equipa da missão foi composta por sete profissionais, incluindo um cirurgião sénior, anestesista, pediatra, enfermeiras, auxiliar de cirurgia e uma médica de clínica geral, sendo que dois dos profissionais têm origem na ilha do Fogo, o que tornou o momento ainda mais especial.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver