Dois cidadãos em situação de emergência médica foram transferidos esta quinta-feira da ilha da Boa Vista para Santiago no voo aeromédico inaugural com recurso à nova aeronave King Air 360 ER.
De acordo com uma nota de imprensa, esta missão de evacuação aeromédica inaugural com a aeronave King Air 360 ER, recentemente integrada à frota nacional, da Guarda Costeira de Cabo Verde, sinaliza o “avanço estratégico” na capacidade de resposta nacional em saúde.
A missão contou com o apoio de uma equipa técnica de enfermeiros especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, “devidamente equipada” com material clínico essencial para garantir a estabilização e monitorização dos pacientes durante o voo.
A aeronave decolou do Aeroporto Internacional da Praia às 13:30, com destino à ilha da Boa Vista, para o transporte de dois cidadãos em situação de emergência médica, cuja evacuação “se impunha”, segundo a mesma fonte, com carácter de urgência.
O embarque foi realizado às 14:55, com o apoio operacional dos Corpos de Bombeiros Municipais, e a chegada à cidade da Praia ocorreu às 15:30.
A mesma fonte assegurou ainda que os pacientes foram transferidos “com sucesso” tendo o primeiro sido encaminhado para o Serviço de Urgência Geral do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) enquanto o segundo, uma gestante, para o Serviço de Urgência Obstétrica da Maternidade do mesmo hospital.
“Ambos deram entrada em estado clínico estável. A operação representa um passo decisivo no reforço da resposta nacional às emergências médicas inter-ilhas, assegurando maior eficácia, rapidez e segurança na transferência de pacientes em estado crítico para unidades de referência”, salientou o documento.
Este “marco operacional” resultou de uma parceria estratégica entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa Nacional, no quadro da visão integrada do Governo de Cabo Verde para a promoção de um sistema de saúde mais acessível, resiliente e inclusivo.
A mesma nota realçou ainda que a integração da aeronave King Air 360 ER nas operações da Guarda Costeira reflecte o investimento público contínuo na modernização dos meios de resposta médica de emergência, com “ganhos directos e visíveis” para a população cabo-verdiana.
“A sinergia entre os sectores da Saúde e da Defesa Nacional tem-se revelado fundamental para a consolidação de uma rede nacional de resposta médica eficiente, com cobertura aérea de suporte à vida, especialmente em contextos de urgência inter-ilhas”, observa a nota.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver