As três primeiras causas de mortes estão relacionadas com doenças transmissíveis e 10 % do total de óbitos foram registados sem local de ocorrência. As foram avançadas pelo representante da Direçao Nacional da Saúde, António Moreira na apresentaçao do Projeto “Melhorar a Certificação de Óbito e Notificação de Causas de Morte” e durante o Workshop de análise e revisão do processo de registo óbito e elaboração do plano de implementação.
O workshop promovido pelo Ministério da Saúde através da Direção Nacional da Saúde, e que tem em curso um projeto para Melhorar a Certificação de Óbito e Notificação de Causas de Morte em Cabo Verde, que conta com o apoio técnico da Organização Mundial da Saúde e financiamento da Cooperação Portuguesa.
Segundo Antonio Moreira, esse workshop teve um grande objetivo de recolher subsídios para enriquecer o encontro e sobretudo na identificaçao de casos dos sintomas interferidos.
De realçar que segundo os dados, da elaboraçao do plano 2024-2028 das doenças não transmiisíveis, as tres primeiras causas da morte estao relacionadas com as deonças transmissíveis.
Por sua vez o representante da OMS, Benson Droti afirmou que não todas as mortes podem ser previdas, mas a maioria das mortes são. Então, para poder evitar essas mortes precisam de informação específica sobre as causas das mortes.
Conforme a Direçao Nacional da Saúde o outro objetivo deste workshop também é de munir novas ferramentas para o reforço de plano de sitema de certificacao de óbitos, como a utilizaçao da plataforma DHSII, e dados com qualidade sobre avaliação da situaçao de saúde, e a elaboração do SIDE 11. O projecto conta com a colaboração da Cooperação portuguesa.
Redação Tiver