GOV PREOCUPADO COM FIM DE FINANCIAMENTO DOS EUA

O ministro das Finanças, Olavo Correia, admitiu preocupação com o possível encerramento da agência norte-americana Millennium Challenge Corporation, com quem Cabo Verde tem um acordo de financiamento. No entanto rejeitou “lamentações” e indicou que está a procura alternativas.

Em entrevista à Lusa na quinta-feira em Washington, Olavo Correia disse que Cabo Verde ainda não foi oficialmente notificado sobre o encerramento dessa agência governamental dos EUA, mas salientou que, segundo “dados que tem, há uma probabilidade muito forte de isso vir a acontecer”.

Ele considerou que se trata de uma decisão prejudicial tanto para África como para Cabo Verde, sublinhando que essa realidade não pode ser ignorada, durante a sua participação nas reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Ele afirmou que uma posição formal só será tomada após a notificação oficial ao Governo. No entanto, reconheceu estar preocupado, enquanto ministro das Finanças, com a possibilidade de encerramento do projeto, uma vez que havia grandes expectativas quanto ao seu impacto financeiro e setorial.

O Millennium, que apoia projectos de desenvolvimento sobretudo em países africanos, incluindo lusófonos, sofrerá “reduções significativas” no número de funcionários e programas, segundo noticiaram vários meios de comunicação na quinta-feira.

Um memorando interno citado pela agência de notícias France-Presse refere que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), liderado pelo bilionário Elon Musk, irá impor “reduções significativas” no número de funcionários e programas desta agência.

A expectativa é que, dentro de 90 dias, todas as operações do MCC estejam encerradas.

Olavo Correia disse estar preparado para essa possibilidade e salientou que o Governo cabo-verdiano “já está a procurar alternativas para esse eventual encerramento do pacote da MCC”.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *