A Marinha do Brasil se fará, mais uma vez, presente em Cabo Verde, mais especificamente, na cidade da Praia – Santiago. A Fragata “Defensora”, desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro – Brasil em 18 de abril, dando início às Operações OBANGAME EXPRESS 2025 / GUINEX V, que se estenderão até 14 de julho.
A presença brasileira na região tem como objetivo, além de estreitar os laços de confiança, prestar assessoramento e treinamentos para fortalecer as capacidades das Marinhas e Guardas Costeiras locais no combate a diversas atividades ilícitas, como a pirataria e o tráfico de drogas e de pessoas.
Além de buscar consolidar a presença da MB como parceira estratégica, a fim de contribuir para a estabilização do ambiente marítimo, e para a proteção dos interesses nacionais do Brasil no Golfo da Guiné.
No período, estão previstos exercícios combinados, no porto e no mar, visando estabelecer um sólido canal de cooperação com os países participantes: Cabo Verde, Camarões, Gana, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Costa do Marfim e Senegal.
Nesse contexto, serão realizados treinamentos que visam técnicas de abordagem, visita e inspeção a outros navios, manobras de embarcações rápidas, trânsito sob ameaças assimétricas, técnicas de operações especiais, entre outros.
A Marinha do Brasil (MB) dá início, entre os dias 18 de abril e 14 de julho, à Operação “Obangame Express 2025/ GUINEX V”, uma importante missão internacional realizada em uma área de grande relevância estratégica para o Brasil, o Golfo da Guiné, na costa ocidental da África.
Com a participação da Fragata “Defensora”, a iniciativa reforça o compromisso da MB com a segurança marítima da região, com a interoperabilidade e o fortalecimento de parcerias com nações amigas.
Fonte: Marinha do Brasil // Ad: Redação Tiver