A Primeira Reunião do Conselho Consultivo da Comissão Nacional do Comércio (CNC), ocorreu hoje, na cidade da Praia. Durante a conferencia, o Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, afirmou que estão a reunir todos os esforços para melhorar o ambiente de negócios no país, realçando que o volume de exportações em 2024, registou um aumento em relação ao ano anterior.
Alexandre Monteiro destacou que o objetivo do governo é reforçar a diversificação económica e a abertura de novos mercados.
A mesma fonte afirmou que Cabo Verde, sendo uma pequena economia aberta ao mundo, sofre impactos indiretos de acontecimentos externos. Acrescentou ainda que perante essa realidade, é necessário trabalhar no reforço da resiliência do país e na consolidação de parcerias com novos mercados.
Quanto ao conceito de diversificar os parceiros, o ministro explicou que se trata da exploração de novos mercados, ao estabelecimento de novas parcerias e à criação de oportunidades que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
O Governo de Cabo Verde demonstra estar atento aos desafios de uma economia aberta e aposta em medidas estratégicas para fortalecer a sua posição no comércio internacional.
Questionado sobre o impacto dessas incertezas no comércio com os Estados Unidos, esclareceu que, embora o impacto directo das tarifas americanas seja limitado devido ao baixo volume de trocas, existem riscos indirectos associados à inflação global e à desaceleração do crescimento económico mundial, que podem afectar Cabo Verde.
“O peso na nossa importação é de cerca de 2% e não é um domínio que poderá, em termos de influência, nos afectar, mas existem situações em relação à nossa diáspora quanto a vestuários que têm um peso nessa importação, maquinarias, uma parte também em relação a combustíveis”, disse, frisando em 2024 cerca de 4% do volume das suas exportações tiveram como destino os EUA.
As exportações para os Estados Unidos, segundo informou, atingiram o valor anual de cerca de 300 mil contos, tendo como predominação os produtos ligados ao mar (70%), produtos como licores e aguardente (20%) e produtos de panificação (12%).
Redaçao Tiver