O porta-voz do grupo parlamentar do PAICV, Hipólito Barreto, denunciou hoje aquilo que classificou de “descaso gritante” do Governo em relação à ilha de São Nicolau, principalmente no sector primário. A pecuária é outro sector que, segundo o parlamentar, continua negligenciado.
A constatação foi feita à imprensa pelo deputado nacional eleito pelo círculo eleitoral de São Nicolau nas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, no final do primeiro dia da jornada descentralizada na ilha de São Nicolau e depois de visitar as localidades de Belém, Morro Brás e Juncalinho.
Segundo o deputado, a situação “é crítica” no sector primário, apontando para o “desinvestimento” na mobilização de água para a agricultura e a falta de apoio para combater pragas como a galinha-do-mato e a lagarta-do-cartucho, entre outros.
A pecuária é outro sector que, segundo o parlamentar, continua negligenciado, com relatos de gado dizimado por cães vadios, carrapatos e doentes por falta de assistência técnica.
Hipólito Barreto avançou ainda que os deputados constataram que há escolas encerradas em algumas localidades, devido a falta de alunos provocada pela perda de população da ilha, e destacou que o Governo do MpD tem sido “pouco simpático” para com São Nicolau, que tem as portas de desenvolvimento “trancadas”.
Durante três dias parlamentares do PAICV estarão na ilha em jornada descentralizada, tendo na agenda visitas a várias instituições e contactos com a população das diferentes localidades da ilha.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver