De acordo com uma publicação na página oficial do Facebook do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, teve lugar recentemente uma Conversa Aberta sobre Economia Azul, com a participação do conceituado especialista internacional Gunter Pauli. O evento foi um momento de diálogo produtivo e esclarecedor, centrado na valorização dos recursos marinhos e no potencial do país para liderar práticas sustentáveis no setor.
Durante a sessão, o Primeiro-Ministro sublinhou a importância de conjugar conhecimento técnico, científico, económico e prático para transformar realidades. Um dos pontos altos da conversa foi a referência ao exemplo de Palau, demonstrando como a criação de mercados e nichos de excelência pode gerar impacto positivo no desenvolvimento local.
O Chefe do Governo reforçou também o papel estratégico da ilha de São Vicente no quadro da política nacional para a economia azul, com destaque para a Zona Económica Especial da Economia Azul, que representa um eixo central na estratégia de crescimento sustentável do país.
A mesma fonte, acrescentou que querem, juntos, definir uma boa estratégia para acelerar aquilo que pretendem: desenvolver a economia azul e garantir impactos práticos na vida das pessoas, no rendimento, na produção e na melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos.
O evento reafirma o compromisso do Governo de Cabo Verde com uma abordagem integrada e inovadora, que coloque o mar no centro do desenvolvimento económico e social do país.
Fonte: PM // Ad: Redação Tiver