SAÚDE: NOVO PCFR TRAZ MELHORIAS NA QUALIFICAÇÃO

O ministro da Saúde assegurou hoje que o novo PCFR dos profissionais da saúde vai contribuir para “mudar profundamente” a face do atendimento e melhorar a qualificação e remodelação dos quadros do sector. Jorge Figueiredo, deu essas considerações no âmbito dos 50 anos da independência.

O governante referiu que, embora tivesse intenção de apresentar o PCFR mais cedo, tal não foi possível. No entanto, sublinhou que o mais importante é que o processo está na sua fase final, estando o documento previsto para ser submetido ao Conselho de Ministros ainda esta semana. Destacou ainda que esta iniciativa representa mais um passo significativo para a qualificação e remodelação adequada dos quadros do sector da saúde no país.

O responsável afirmou que, tendo em conta o crescimento de Cabo Verde, é fundamental melhorar os salários dos profissionais que asseguram a qualidade de vida da população. Manifestou ainda satisfação por estar a liderar este processo de mudança, que considera ter potencial para gerar melhorias significativas e impacto positivo.

Com a resolução do PCFR, Jorge Figueiredo acredita que a atitude em relação ao atendimento, diagnóstico e tratamento aos cidadãos deve melhorar, apelando aos doentes a reagirem perante tratamento inadequados, com educação, lembrando aos profissionais que “o paciente deve ser recebido da melhor forma possível”.

Nesse contexto, explicou que estão a ser programadas mudanças estruturais no banco de urgência, com o objetivo de transformar significativamente o seu funcionamento. Reconheceu que não se trata de um processo imediato, mas garantiu que serão alcançados avanços na qualidade da receção dos pacientes e na prestação dos cuidados de saúde.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *