PN: AGRICULTORES QUEIXAM-SE DE DEMORA NA RECUPERAÇÃO DE BARRAGEM

Os agricultores em Chã de Branquinho, no interior do concelho do Porto Novo, queixaram-se na demora na recuperação da barragem subterrânea localizada nessa localidade. De realçar que esta infra-estrutura hidráulica, está inoperante há quase uma década. 

Os agricultores locais voltaram a pedir ao Governo a recuperação dessa barragem, danificada durante as cheias de 2016, considerando que a sua recuperação ajudará a resolver o problema de água para agricultura, que já se sente em Chã de Branquinho. 

O porta-voz dos agricultores, Octávio Inocêncio, disse que todos os anos os lavradores ficam à espera da recuperação da barragem, queixando-se do atraso na realização do projecto, que tem vindo a ser adiado há oito anos.

Para este agricultor, é fundamental a recuperação da barragem para aumentar a disponibilidade de água para a agricultura de Chã de Branquinho e nas zonas limítrofes.

O Ministério da Agricultura e Ambiente voltou, no início deste ano, a prometer obras de recuperação da barragem subterrânea de Chã de Branquinho, assegurando que procederá à remodelação completa dessa barragem ainda em 2025.

O delegado deste ministério, Joel Barros, confirmou a decisão de o Governo avançar no decurso deste ano com a recuperação da barragem, construída em 2012, para a mobilização de “muita água” que se perde na ribeira de Chã de Branquinho. 

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *