IDH: NAÇÕES UNIDAS ESCLARECEM QUE CV SE MANTÉM NO 135° LUGAR

O Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e Unicef emitiu um comunicado esclarecendo que o relatório do Índice do Desenvolvimento Humano que “reporta dados de 2023, mantém Cabo Verde na 135.º posição, mas com subida para 0.668”. Segundo o documento a que tivemos acesso, a leitura e análise do Relatório sobre o IDH deve ser feita à luz da atualização dos dados e não sobre posição inicial atribuída no relatório de 2024.

Segundo o comunicado, o que se passou é que o PNUD, após a publicação do relatório de 2022, atualizou os dados para todos os países. Logo, com novas informações, Cabo Verde ocupa o lugar 135. Isso porque, acrescentou, ao darem dados mais atualizados, outros países têm melhor pontuação de Cabo Verde, o que não significa que arquipélago perde, mas que outros países melhoram.

Cabo Verde, continua com a mesma classificação, adiantou o comunicado. Cabo Verde tem tido uma evolução no IDH bastante positiva como atesta o ranking IDH, 0.651pontos (2021); 0.664 (2022); e 0.668(2023), refere a missiva do PNUD, acrescentando “que o país tem vindo a envidar esforços no sentido de melhorar em matéria de desenvolvimento humano”. “A leitura e análise do Relatório sobre o IDH deve ser feita à luz da atualização dos dados e não sobre posição inicial atribuída no relatório de 2024.

 A atualização mostra claramente que Cabo Verde ocupava a posição 135.º e essa se mantém com o relatório de 2025”, lê-se no documento enviado à nossa redação.

No relatório de 2024 (que reporta dados de 2022), explicita o comunicado, Cabo Verde encontrava-se na posição 131 com 0.661 pontos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sublinhando que estes dados não continham, na altura, as informações atualizadas de todos os países, fazendo com que Cabo Verde ocupe o lugar 135.º.

Fonte: PNUD// Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *