A Polícia Judiciária celebrou esta segunda-feira, o seu 32º aniversário, sob o lema “32 anos na Prevenção e Combate ao Crime por uma Sociedade Justa e Segura”. A cerimónia solene contou com a presença da Ministra da Justiça, Joana Rosa, e do Diretor Nacional da PJ, que destacaram os progressos e os desafios enfrentados pela instituição.
Durante o ato solene, o Diretor Nacional fez uma homenagem pública aos profissionais da Polícia Judiciária, sublinhando o compromisso e o sacrifício pessoal dos efetivos em diferentes departamentos do país, reafirmando a aposta numa gestão humana mais inclusiva e na valorização dos recursos humanos.
No seu discurso, a Ministra da Justiça reiterou o empenho do Governo em reforçar a capacidade técnica e científica da investigação criminal, através da formação, aquisição de equipamentos e aprovação de um novo estatuto que valorize os profissionais da PJ.
Joana Rosa alertou ainda para a sofisticação crescente do crime organizado e do cibercrime, apontando a cooperação e a criatividade na gestão como fatores decisivos no combate eficaz à criminalidade.
A cerimónia foi também uma oportunidade para refletir sobre o percurso da instituição desde a sua instalação em 1993, e para projetar um futuro com mais segurança, justiça e confiança no sistema judicial de Cabo Verde.
Redação Tiver