BCV PREPARA INTRODUÇÃO DE CINCO MILHÕES DE MOEDAS

O governador do Banco de Cabo Verde revelou que, em breve, serão introduzidas cerca de cinco milhões de moedas no mercado cabo-verdiano. Óscar Santos, acrescentou ainda que o relatório do inquérito sobre a utilização dessas moedas, deverá estar concluído até ao final de junho.

O Banco Central identificou a escassez de moedas em circulação e, por isso, mandou produzir mais cinco milhões de unidades, que serão introduzidas de forma faseada ainda este ano.

Garantiu que, ao mesmo tempo, o BCV está à espera da conclusão do inquérito sobre o uso de moedas, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, cujo relatório deverá estar finalizado até ao final de junho.

Óscar Santos afirmou que o relatório terá um carácter educativo, ajudando a entender o uso e retenção de moedas, com o objetivo de sensibilizar a população para a sua utilização correta, sobretudo nos pequenos negócios.

Em agosto de 2024, moradores da cidade da Praia manifestaram preocupação com a falta de moedas, e acusaram comerciantes chineses de as reterem, pedindo intervenção das autoridades.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *