Os utentes dos serviços de saúde na ilha Brava congratularam-se hoje , com a chegada de dois médicos cubanos, que irão reforçar o atendimento na Delegacia de Saúde, augurando que a assistência no hospital melhore. A utente Maria Giandinoto , salientou que a chegada dos novos médicos é notícia “muito boa”, porque há vários meses que a delegacia da ilha tem estado a trabalhar com apenas um médico, o que atrasa nas consultas.
Segundo a mesma fonte, havia “bastante dificuldade” na marcação das consultas e as pessoas deslocavam-se de longe para fazer marcação ou serem consultadas por um médico, mas não conseguiam. Acrescentando ainda, que Com a chegada destes profissionais, esperam que a situação venha a melhorar e que possam ter um atendimento mais rápido e de qualidade.
O munícipe João Fernandes, por seu lado, ressaltou que isto era uma situação que deveria ser vista há muito tempo, tendo em conta que a delegacia tem trabalhado com apenas um médico há mais de quatro meses.
Segundo avança a mesma fonte, Um médico para atender toda a ilha Brava é uma tarefa um pouco difícil para este profissional, pois pensa que as autoridades competentes devem ter mais atenção na ilha, isso em vários sectores, porque a Brava também é Cabo Verde.
O delegado de Saúde da ilha Brava, Júlio Barros, agradeceu o Ministério de Saúde pelo feito e informou que os médicos são especialistas em Saúde Pública, o que irá “ajudar e muito” o município.
A partir de agora, sintetizou, a delegacia pode promover consultas em qualquer localidade da ilha e “está pronta” para continuar a trabalhar na prevenção.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver