ELECTRA ABORDA DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE ÁGUA

Dando seguimento ao Seminário Nacional de Dessalinização 2025, o Administrador Executivo da Electra, Antão Cruz, abordou os principais desafios enfrentados pela empresa, destacando as limitações nas ligações à rede de água como um dos pontos críticos. A mesma fonte referiu ainda que outro grande desafio é a necessidade de reduzir o consumo de energia no processo de produção e distribuição da água dessalinizada.

Em entrevista sobre a flora e fauna, e as ações tomadas para mitigar o impacto ambiental da dessalinização, o responsável da Electra, explicou que a empresa recebe água do Maio, que, no entanto, é rejeitada devido a certos fatores.

Conforme a mesma fonte, os resultados práticos da dessalinização da água, trazem benefícios importantes, especialmente no que diz respeito ao acesso a água potável em regiões com recursos hídricos limitados.

Questionado sobre a possibilidade de redução do custo da água com a diminuição do consumo de energia, ele respondeu que este é o objetivo tanto do governo quanto das empresas envolvidas, e que estão a trabalhar para alcançar esse resultado.

Por fim, ele mencionou que gostariam de expandir para outras ilhas, mas que a produção de água representa um grande desafio para o país. Acrescentou ainda que, neste momento, a maioria das ilhas já possui concessões completas com as empresas que atuam no mercado. 

Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *