Em abril de 2025, os preços dos produtos importados registaram uma queda de 0,8%. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, este valor é 0,5 pontos percentuais inferior ao observado no mês anterior, conforme revelam os dados do Índice dos Preços do Comércio Externo divulgados hoje.
Segundo o INE, o índice de preços da importação fixou-se em 135,6 em abril, traduzindo uma redução de 0,8% face a março. Os índices subjacente e volátil também registaram quedas, de 0,5% e 1,4%, respetivamente.
O aumento dos preços ocorreu nas categorias de grupos “Bens de Consumo”, com 4,6%, com a subida dos preços de “Produtos alimentares transformados”, que aumentaram 8,6%, “Bens Intermédios” com 8,8%, devido à subida dos preços de “Produtos transformados para a construção”, que registaram um acréscimo de 11,6% e “Bens de capital”, com 0,6%, por causa da expressiva subida de preços da subcategoria “Motores para material de transporte.
O INE informou que os preços diminuíram na categoria “Combustíveis”, com uma variação negativa de 7,9%, refletindo a queda da única subcategoria com o mesmo nome, que registou igualmente uma redução de 7,9%.
Comparado com o mês de Abril de 2024, os preços dos produtos importados diminuíram 3,8%. Em abril de 2025, o índice de preços da exportação fixou-se em 150,7, traduzindo uma queda de 0,7% face ao mês anterior. O índice subjacente recuou 0,9%, enquanto o volátil teve uma ligeira subida de 0,1%.
A taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 12,2%. Em abril de 2025, o Índice de Termos de Troca (ITT) atingiu 111,2, registando uma ligeira subida de 0,1% face ao mês anterior. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o ITT fixou-se em 16,6%.
Fonte: Expresso das Ilhas // Ad: Redação Tiver