O Comité Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, elaborou o seu plano de actividades para assinalar o programa “Junho – mês da criança”, com acções que se estendem por toda a ilha do Fogo. O evento visa promover os direitos das crianças e adolescentes, com foco na protecção contra a violência, exploração e outros riscos sociais.
Para a celebração do 1.º de Junho, Dia Mundial da Criança, as comemorações terão início no sábado, 31, com uma alvorada sob o lema “Proteja a criança e o adolescente contra os perigos da internet”.
A alvorada tem a partida na Alameda de Cruz de Passos e passagem por diversos pontos emblemáticos da cidade, nomeadamente Santa Filomena, Cruz Vermelha, Cobom, Avenida Amílcar Cabral, Mercado Municipal, Lém de Baixo, Rotunda da Esquadra da Polícia Nacional e término na Alameda de Cruz dos Passos.
O ponto alto será o festival das crianças, que decorrerá na Praça do Presídio, com pula-pula, jogos diversos, atuações musicais e de dança, capoeira, personagens da Disney, palhaços, distribuição de pipocas, algodão doce e prémios para os participantes.
Para o dia 04 de Junho e para assinalar o Dia Internacional da Criança Inocente, Vítima de Agressão e o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Menores, o Comité programou para o município dos Mosteiros a realização de uma marcha de sensibilização com o lema “Proteja a criança e o adolescente contra a violência sexual”.
Para a cidade de São Filipe calendarizou uma acção de sensibilização junto das paragens de hiace e táxis para alertar a população para este “grave problema” social.
Fonte: Inforpress // Redação Tiver