Cabo Verde esteve em destaque na edição de 2025 do Simpósio de Investimento da Diáspora Africana, promovido pela African Diaspora Network, na Universidade George Washington , um dos mais prestigiados fóruns internacionais dedicados à valorização do papel da diáspora africana no desenvolvimento dos seus países de origem. De acordo com a página oficial do Primeiro-Ministro, durante o evento, Cabo Verde partilhou a sua experiência singular enquanto pequeno Estado insular com uma forte tradição migratória.
Segundo a mesma fonte, durante a intervenção, foi destacado o papel ativo da diáspora no quotidiano do país , com presença no Parlamento, nas dinâmicas de investimento, nas remessas regulares e na promoção internacional de Cabo Verde.
O país reafirmou o seu compromisso com o reforço do investimento da diáspora, através de mecanismos como o Estatuto do Investidor Emigrante, que visa atrair capital e talento cabo-verdiano no exterior para setores estratégicos como o turismo, a economia digital, a economia azul e a agricultura.
A participação no simpósio, conforme destacado na página oficial do Primeiro-Ministro, serviu também para reiterar a ambição de integrar plenamente a diáspora no processo de desenvolvimento nacional, reconhecendo o seu papel vital como parceira no progresso sustentável e inclusivo de Cabo Verde.
Fonte: PM // Redação Tiver