PRAIA REGISTA INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS E DIARREICAS

A delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado, disse que a cidade da Praia, está a ser atacada por alguns vírus da época, admitindo não se tratar de nada “preocupante”, mas de casos habituais. De acordo com a médica, dentro das infecções virais, desta época do ano, encontram-se também casos de Covid-19.

Em declarações à Inforpress para falar das viroses que circulam neste momento na capital do país, Ulardina Furtado apontou como principais as infecções respiratórias agudas, sobretudo nas crianças menores de 5 anos e em adultos, assim como infecções diarreicas.

Segundo a médica, nesta época do ano registam-se também casos de Covid-19, com uma média de três a quatro por semana, tendência semelhante à do ano passado. Esta é considerada a primeira fase viral da Covid-19, que poderá voltar numa segunda fase até ao final do ano.

 Além destas, a delegada de saúde alertou ainda para casos de conjuntivite, varicela, meningite (com três casos) e doenças de transmissão vetorial como dengue já que a época proporciona aparecimento de alguns casos.

Quanto às viroses que estão a ser registadas, realçou que se trata de doenças comuns nesta época do ano, e explicou que os números notificados, até então, não são “casos de alerta” em relação aos anos anteriores.

Para evitar as infecções, a médica recomenda cuidados com infecções respiratórias, higiene das mãos, uso de máscaras e consumo de alimentos bem lavados, especialmente se crus.

A médica informou que a vacina do tétano já chegou ao país e que, a partir de segunda-feira, a Delegacia de Saúde da Praia deverá retomar a vacinação para quem necessita dessa imunização.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *