EXÉRCITO ISRAELITA ATACA HOSPITAIS À MEDIDA QUE AVANÇA EM GAZA

Israel intensificou a sua operação militar no norte e no sul da Faixa de Gaza. Na cidade de Khan Younis, no sul do país, as tropas israelitas avançaram em direção ao Hospital Europeu e demoliram o muro das traseiras do centro médico, informaram vários meios de comunicação social.

Entretanto, o Ministério da Saúde palestiniano afirmou que militares israelitas bombardearam o único centro de diálise que restava no norte de Gaza, o Centro de Diálise Renal Noura al-Kaabi, que faz parte do Hospital Indonésio em Beit Lahiya.

O ministério tinha anunciado anteriormente que mais de 40% dos doentes com insuficiência renal morreram desde o início desta guerra, devido à falta de acesso a tratamentos adequados e à destruição dos centros.

Entretanto, o chefe do exército israelita, Eyal Zamir, diz que a expansão das operações terrestres continuar até à libertação dos restantes reféns detidos pelo Hamas e à derrota do grupo.

No domingo, o Hamas divulgou um comunicado de imprensa em que dizia estar pronto para iniciar imediatamente negociações indiretas de cessar-fogo em Gaza.

O grupo afirmou que o objetivo das conversações seria acabar com a “catástrofe humanitária” em Gaza, assegurar a entrega de ajuda ao povo palestiniano e conseguir um cessar-fogo permanente acompanhado da retirada total das forças israelitas da faixa.

Israel ainda não respondeu à declaração do Hamas.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reiterou a necessidade urgente de um cessar-fogo, da entrega imediata de ajuda humanitária aos palestinianos em Gaza e da libertação dos reféns.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *